15 de mar. de 2009

Banda Black Rio - Maria Fumaça


Grupo carioca formado em 1976 com repertório fundamentado na música funk misturada com samba, jazz e ritmos brasileiros. A banda já gravou quatro discos (“Maria Fumaça”, "Gafieira Universal", "Saci Pererê" e "Movimento") que tiveram grande aceitação da crítica internacional. Além de composições próprias, a Banda Black Rio gravou suas versões para músicas como “Na Baixa do Sapateiro” (Ary Barroso), “Casa Forte” (Edu Lobo), etc. Comparada a outros grupos de soul-funk estrangeiros como Kool And The Gang e Earth, Wind And Fire, a Banda Black Rio desenvolveu a soul music instrumental brasileira e acabou virando objeto de culto nas pistas de dança da Inglaterra em meados da década de 80. Em 1999, a banda retomou suas atividades com nova formação, liderada por William Magalhães, filho do falecido membro-fundador Oberdan Magalhães.

Considero Maria Fumaça um dos melhores discos de funk nacional juntamente ao antológico-sobrenatural Racional do Tim Maia.

Este post é em homenagem ao trompetista João Carlos Barroso, o Barrosinho, da formação original da Black Rio que faleceu no último dia 05 aos 65 anos. Que Deus o tenha em paz...

[Ouvindo: Playing Your Game, Baby - Barry White]

Nenhum comentário: