31 de mar. de 2009

Jimmy "Bo" Horne - Greatest Hits


Jimmy "Bo" Horne (nascido como Jimmie Horace Horne Jr.; 28 de setembro de 1949, West Palm Beach, Florida) é músico e cantor.Filho único de um casal de professores, "Bo" Horne experimentou durante a era disco da década de 70 algum successo comercial. Seu maior hit é "Dance Across the Floor", sua única canção a alcançar o Top 10 Black da Billboard, em 1978. Escrita e produzida por Harry Wayne Casey (do KC and the Sunshine Band), essa canção foi sampleada por diversos rappers nas décadas seguintes. No mesmo ano, "Let me (Let Me Be Your Lover)" teve algum sucesso nas paradas norte-americanas. A canção seria sampleada anos depois pelo grupo de hip hop britânico Stereo MCs, em "Connected". Outro relativo sucesso do "Bo" Horne foi "You Get Me Hot", em 1979. Embora tivesse sido lançada como lado B de "Spank", a canção chegou ao Top 20 Black da Billboard e foi tocada em muitas casas noturnas da época. Já "Spank" ganhou destaque no filme Studio 54. O último single de "Bo" Horne foi "Is It In", já em 1980, que não teve êxito nas paradas de sucesso.
Funk Music com pegada Disco, esta coletânea vale a pena...
[Estou ouvindo: Manito - Na Baixa do Sapateiro]

24 de mar. de 2009

James Brown - Motherlode


Sou muito suspeito em falar no Homem, esta coletânea é interessante porque tem vários sons que até então nunca haviam sido lançados, versões exclusivas, remixes, e live. Pra quem curte Brown, é obrigatório... pra quem não curte, também é obrigatório. O Homem revolucionou a música com grooves pesados, swing até a última gota de sangue... sem falar que é o Pai do Rap, com loops, gritos, falas...
Obrigatório !!
[Estou ouvindo: The 24 Carat Black - Mother's Day]

20 de mar. de 2009

Brothers On The Slide - The Story Of UK Funk


Coletânea selecionada pelo espetácular Jean-Paul "Bluey" Maunick, do não menos sensacional grupo Incognito. Só tem artistas do Reino Unido na parada, mostrando que fora dos EUA também se fazia Funk & Soul de primeira... Temos aqui: Average White Band(Person To Person em versão demo), FBI, Gonzalez, Labbi Siffre, Joe Cocker(na sampleada Woman To Woman), Cymande, Rita Wright, Linda Lewis, entre outros.
Confira, vale a pena !!
[Estou ouvindo: I Still Believe - Norman Brown]

16 de mar. de 2009

Grover Washington Jr - Mister Magic


Saxofonista tenor, viajava quando se tratava de Jazz-Funk. Este estupendo album, apesar de ser curto, com somente 4 faixas, é de 1974... Mais um que tem o mago Rudy Van Gelder na engenharia e produzido e arranjado por nada mais, nada menos que Bob James, que também participa do album tocando piano. Dê uma olhada nos craques que também estiveram na gravação deste play: Gary King e Phil Upchurch(baixo), Harvey Mason(batera), Ralph MacDonald(percussão), Eric Gale (guitarra), entre outros...
Só por aí dá para se ter uma noção... Grooveira e bom gosto ao extremo.
Satisfaction Guaranteed !!

15 de mar. de 2009

Freddie Hubbard - Sky Dive


Quarto disco de Freddie para o selo CTI(Creed Taylor Inc.) e o segundo com Don Sebesky nos arranjos. Gravado em apenas 2 dias(04-05/Out/72), sob a batuta do super engenheiro Rudy Van Gelder. Olha só quem participa da parada: Ron Carter (baixo), Billy Cobhan (bateria), Keith Jarret (piano), George Benson (guitarra), Hubert Laws (flauta), Airto Moreira e Ray Barreto (percussão).
Quer mais ??
Isso é uma porrada na orelha...

Banda Black Rio - Maria Fumaça


Grupo carioca formado em 1976 com repertório fundamentado na música funk misturada com samba, jazz e ritmos brasileiros. A banda já gravou quatro discos (“Maria Fumaça”, "Gafieira Universal", "Saci Pererê" e "Movimento") que tiveram grande aceitação da crítica internacional. Além de composições próprias, a Banda Black Rio gravou suas versões para músicas como “Na Baixa do Sapateiro” (Ary Barroso), “Casa Forte” (Edu Lobo), etc. Comparada a outros grupos de soul-funk estrangeiros como Kool And The Gang e Earth, Wind And Fire, a Banda Black Rio desenvolveu a soul music instrumental brasileira e acabou virando objeto de culto nas pistas de dança da Inglaterra em meados da década de 80. Em 1999, a banda retomou suas atividades com nova formação, liderada por William Magalhães, filho do falecido membro-fundador Oberdan Magalhães.

Considero Maria Fumaça um dos melhores discos de funk nacional juntamente ao antológico-sobrenatural Racional do Tim Maia.

Este post é em homenagem ao trompetista João Carlos Barroso, o Barrosinho, da formação original da Black Rio que faleceu no último dia 05 aos 65 anos. Que Deus o tenha em paz...

[Ouvindo: Playing Your Game, Baby - Barry White]

13 de mar. de 2009

Spanky Wilson & The Quantic Soul Orchestra - I'm Thankful


Esse play é muito bom, Spanky Wilson & The Quantic Soul Orchestra, um belo dia uma banda de groove resolveu chamar uma diva da soul music dos anos 70, que digamos assim "aposentada" para grava uma faixa do cd da banda, o resultado foi tão bom que ela cantou em todas as faixas. O resultado de tudo isso que é um dos melhores discos de 2006.

The Brides Of Funkenstein - Funk Or Walk


No final da década 70, George Clinton tinham uma longa lista de discípulos, dentre elas estão: Dawn Silva e Lynn Mabry. Além de produção ou co-produzir tudo sobre o LP, Clinton co-escreveu a maior parte do material. Não surpreendentemente, Funk Or Walk tende a ser muito Parliamentiano, mas a gravação é surpreendentemente diverso, e Clinton mantém coisas imprevisíveis. Pauladas como "Disco To Go" e "Birdie" valem o disco... Racionais MC's que os digam !!


12 de mar. de 2009

Bohannon - Stop & Go


Baterista, percussionista e vocalista Hamilton Bohannon, mais conhecido como Bohannon. Trabalhou em turnês com monstros sagrados da Soul Music, como Stevie Wonder e outros da Motown. Fez fama na era Disco Music, mas antes disso, em 1973, Bohannon em sua estréia solo lançou esta paulada. Contém vários samples bacanas aqui... Mary J. Blige(em Oohh !!), Musiq Soulchild(em Caughtup).
Discaço para quem curte obscuridades... Aproveite !!
[Estou ouvindo: Caughtup - Musiq (Soulchild)]

11 de mar. de 2009

Parliament - The Clones Of Dr. Funkestein


Mr. George Clinton e seus súditos malucos... Grande mistura de loucura, psicodelia, drogas pesadas e de mais puro Funk. Este está entre os 10 melhores albuns de Funk de todos os tempos em minha opnião !!
Ouça sem moderação !!
[Estou ouvindo: Dr. Funkenstein - Parliament]

7 de mar. de 2009

Rick James - The Very Best Of (Bustin' Out)


Rick James (1 de fevereiro de 1948 - 6 de agosto de 2004) cantor, compositor e produtor. Seu nome de batismo era James Johnson Jr., nascido na cidade de Buffalo, estado de Nova York. James era o terceiro de oito filhos de um ex-dançarino que trabalhava na indústria automobilística. Era sobrinho de Melvin Franklin, vocalista do grupo The Temptations. Com 15 anos, James ingressou na Reserva Naval. Quando isto passou a interferir em sua carreira musical, ele começou a faltar nos treinamentos no quartel aos finais de semana. Ele foi considerado "ausente sem permissão" do serviço militar e fugiu para Toronto, no Canadá. Lá, ele continuou sua carreira musical e formou uma banda chamada The Mynah Birds, a qual tinha também Neil Young e Bruce Palmer como integrantes. Os processos voltaram a rondá-lo quando seu sucesso o levou de volta aos Estados Unidos, onde foi preso e cumpriu pena por deserção. Depois de solto, James passou algum tempo no Reino Unido, onde integrou um grupo chamado Main Line. Em 1977 ele retornou aos EUA e foi trabalhar com a gravadora Motown, no início como compositor, depois como cantor e produtor. James foi mais produtivo no fim dos anos 70 e início dos 80.

O primeiro sucesso de James foi You And I, uma gravação de 8 minutos em seu primeiro álbum, de 1978, Come Get It, do qual fazia sua parte sua ode à marijuana chamada simplesmente Mary Jane.Em 1979 James lançou 2 álbums: Bustin' Out Of L Seven, em janeiro e Fire It Up na segunda metade do ano. Depois do pouco brilhante álbum Garden Of Love de 1980, gravou um álbum conceitual chamado Street Songs. Este incluiu seu grande sucesso Super Freak (o qual serviu posteriormente como sample para a música "U Can't Touch This" de MC Hammer, em 1990). Outros sucessos do disco incluíam Give it to Me Baby e Ghetto Life (no mesmo álbum). Além disso, ele ajudou a lançar a cantora de R&B Teena Marie e também o grupo Mary Jane Girls.Mas era o lado obscuro da vida de James que ofuscava sua carreira. Era um consumidor ocasional de drogas, viciado principalmente em cocaína. Em 1993, James foi acusado de assaltar duas mulheres para comprar droga. Passou dois anos na prisão, porém, isto não o impediu de continuar compondo. Foi libertado em 1995.James tentou retornar em 1997, porém sofreu um pequeno derrame durante um concerto em Denver, que pôs um fim em sua carreira musical. James tinha inúmeros fãs. Ele procurava conhecê-los e agradecer o seu apoio a ele. Antes do derrame, James foi entrevistado para uma série de tv chamada Behind The Music (Por Trás da Música), e pela primeira vez falou abertamente sobre o vício e sua batalha contra as drogas.

James foi encontrado morto por um empregado em 6 de agosto de 2004, em sua casa em Los Angeles. James morreu de falência cardíaca e pulmonar, tendo como complicadores o diabetes e o derrame cerebral. Na época de sua morte, estava a trabalhar em sua autobiografia, Confessions Of A Superfreak, assim como em um novo álbum. Em 2004 foi lançado o DVD Rick James: Rockpalast Live, que apresenta um concerto de 1982 gravado em Essen, Alemanha.