1 de abr. de 2009

Herbie Hancock - Headhunters


Depois do hermético jazz eletrônico de Sextant, Herbie Hancock seguiu um caminho mais linear de funk em Headhunters. Ele ouviu muito James Brown e Stevie Wonder, e gravou algumas sessões , inéditas, com Marvin Gaye. Mas foi o funk polirrítmico do Sly & The Family Stone que moldou seu trabalho.
Hancock se despiu da bagagem de jazz experimental do LP Mwandishi Sextet, altamente inovador - e nada lucrativo -, e, do time de músicos daquele álbum, manteve apenas o multiinstrumentista de sopro Benny Maupin, convocando o estupendo Paul Jackson Jr., para fazer o papel de Larry Graham(baixista monstro do Sly & The Family Stone). O disco acabou muito diferente do som do Sly, mas inventou variados gêneros de música.
Em algum lugar da linha vibrante e cromática do baixo de "Chamaleon" está o DNA da dance music eletrônica. O primeiro ressoar do smooth jazz aparece enredado nas improvisações modais de Herbie no Fender Rhodes, enquanto o Techno, a Disco Music e o Drums 'n' Bass nasceram dos breakbeats afiados de Harvey Mason. Ao contrário dos lançamentos de Electro-Funk que Hancock fez mais adiante, Headhunters matém vestígios de sensibilidade vanguardista - como no ritmo militar de "Vein Melter", no funk mutante de "Sly" e em "Watermelon Man", uma releitura de sucesso de R&B de 1962 baseada no canto de pigmeus africanos.
A banda gravou mais dois discos (muito sampleados) com o nome de The Headhunters(estes já sem a presença de Hancock), e a carreira de Herbie teve alguns toques de genialidade, mas nada melhor do que esta obra-prima inovadora do Jazz-Funk. Isso tudo no longiquo ano de 1973...
O que está esperando ?? Prove deste doce !!
[Estou ouvindo: The Headhunters - God Make Me Funky]

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